Igatu

Igatu é uma histórica e charmosa vila da Chapada Diamantina, localizada no município de Andaraí - Bahia. Do Tupi Guarani, o nome “Igatu” significa “água boa”.

A antiga “Xique-xique de Igatu” localiza-se a 13 km de distância da sede do município. Próxima ao Rio Piaba, afluente do Rio Paraguaçu, a Vila de Igatu é limítrofe com o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por ela passam os rios Coisa Boa, Pombos, Laranjeiras e Tamburis.

Originária do início do século XIX, a Vila de Igatu cresceu com o garimpo de diamantes que impulsionou o desenvolvimento de toda a região conhecida como Lavras Diamantinas. Para a construção das casas, as famílias garimpeiras utilizaram o material abundante na localidade, as pedras.

Igatu foi próspera e populosa, chegando a ter mais de dez mil habitantes. Com o declínio da atividade diamantífera na região, a Vila entrou em decadência e a maioria de seus habitantes deixou o lugar. Igatu ficou vazia, casas e comércios abandonados. Apesar das dificuldades, algumas pessoas resistiram e permaneceram no lugar. Progressivamente, Igatu voltou a desenvolver-se e a destacar-se na Chapada Diamantina.

A Vila de Igatu é tombada pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico-Artístico Nacional) devido à importância e riqueza do seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico. Também conhecida como "Cidade das Pedras", Igatu é pitoresca, encravada entre afloramentos rochosos, ruínas históricas, rios e cachoeiras!

Contando com diversos patrimônios históricos, culturais e naturais, atualmente Igatu atrai visitantes de todo o mundo e tem o turismo como sua principal atividade econômica. O turismo histórico-cultural, bem como o turismo de natureza e aventura são vocações naturais do lugar. 

O Que Fazer

Igatu e a Chapada Diamantina oferecem diversos e excelentes roteiros turísticos e de aventura! Há opções para quem busca história, cultura, gastronomia, natureza, ecoturismo, esportes, aventura e descanso!  

Passeios e Trekkings

Há diversas e excelentes opções de passeios e trekking saindo de Igatu, para os mais diversos públicos. Existem roteiros de um turno, de um dia, dois e de vários dias de duração.

Igatu tem entre seus atrativos: Igreja de São Sebastião, Poço da Madalena, Cruzeiros, Ruínas Garimpeiras, Gruna do Brejo, Cachoeira do Córrego do Meio, Cachoeiras do Rio Laranjeiras, Cachoeira do Vitorino, Cachoeira da Califórnia, mirante Rampa do Caim, Cachoeiras da Rosinha e da Favela, Cachoeiras das Três Barras, Cristais e Fenda.

Outros roteiros clássicos, de 1 dia, feitos a partir de Igatu incluem: Donana, Marimbus, Cachoeira do Ramalho, Garapa, Poço Azul, Poço Encantado, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira Encantada.

Entre os trekkings de longa duração está o famoso trekking do Vale do Pati, no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina e os trekkings selvagens do Rio Paraguaçu.  

Escalada

Conhecida como Cidade das Pedras, Igatu é o local ideal para a prática da escalada pela abundância de rochas e pela ótima estrutura esportiva.

Igatu conta com diversas vias de alta qualidade, incluindo um campo-escola para iniciantes. São mais de 200 vias de escalada em rocha, das modalidades esportiva e móvel, além de inumeráveis vias de boulder.

Há opções de escalada, com diversão e desafios, para todos os públicos: do iniciante, que conhece em Igatu o esporte, ao escalador profissional.  

As vias estão distribuídas em 12 setores de escalada principais: Labirinto, Verruga, Cruzeiro, Califórnia, Gruninha, Trianglin, Serra Alta, Requeijão, Rosinha, Favela, Degredo e Três Barras-Cristais.